ExpoRio Turismo movimenta Angra e reforça a Costa Verde como polo estratégico
Evento segue até domingo, com autoridades, empresários, artesãos e visitantes em uma agenda de negócios, cultura e solidariedade

Angra dos Reis abriu nesta sexta-feira, 5 de setembro, a ExpoRio Turismo – Edição Costa Verde, o encontro que integra a agenda regional do maior evento de turismo do Estado do Rio de Janeiro. Até domingo, 7, o Iate Clube Aquidabã e a Praia do Anil recebem uma programação intensa, que inclui feira de negócios, rodadas de integração do trade turístico, apresentações culturais, shows gratuitos e ações solidárias.
A abertura contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, como o subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix, o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, a deputada estadual Célia Jordão, o presidente do Sebrae-RJ, Robson Carneiro, e o empresário Carlos Borges, proprietário do Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba, entre outros.
Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, trazer a feira para a região é uma forma de reconhecer sua vocação natural para o setor.
— A ExpoRio Turismo já se consolidou como referência no calendário estadual. Realizar esta edição na Costa Verde é valorizar um território estratégico, que reúne natureza exuberante, diversidade cultural e grande potencial de negócios. Nosso objetivo é gerar conexões, fortalecer empreendimentos e ampliar a visibilidade do turismo fluminense – pontuou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra, Essiomar Gomes, destacou a importância da parceria entre o município e Governo do Estado.
— A realização da ExpoRio aqui é fruto de uma política do prefeito Cláudio Ferreti, alinhada à visão do governo estadual, que constrói oportunidades em cada ação. É assim que conseguimos transformar eventos como este em instrumentos de desenvolvimento econômico e inclusão para toda a região – enfatizou Essiomar.
O secretário de Articulação Governamental, Vitor Simões, também presente na abertura, ressaltou o empenho da gestão municipal em apoiar iniciativas que fortalecem o turismo e movimentam a economia local.
— A ExpoRio Turismo reforça o lugar de Angra dos Reis como um dos destinos mais importantes do país. Em nome do prefeito Cláudio Ferreti, reafirmo que nossa cidade está de portas abertas para receber investimentos, parcerias e visitantes, sempre com o compromisso de transformar o turismo em um motor de desenvolvimento e inclusão social – afirmou Simões.
Também marcaram presença os vereadores angrenses Dudu do Turismo, Léo Marmoraria, Chapinha, Charles Neves, Kelven da Saúde e Titi Brasil.
A programação segue diariamente a partir das 10h, com feira montada no calçadão da Praia do Anil e espaço dedicado ao artesanato regional, incentivando a economia criativa e a identidade cultural da Costa Verde. No Aquidabã os visitantes podem conhecer os estandes e assistir a diversas palestras.
Nesta sexta-feira, um dos destaques foi a participação do bicampeão olímpico de vôlei Giovane Gávio. Ele compartilhou momentos marcantes de sua trajetória profissional e apresentou uma mensagem de motivação para profissionais de todas as áreas, destacando a importância da busca constante por aperfeiçoamento, do controle emocional diante dos desafios e da capacidade de manter o foco nos objetivos para se obter sucesso.
À noite, o evento ganha ritmo com shows gratuitos. Na sexta-feira (5), Jorge Vercillo abriu a agenda musical com um grande show na Praia do Anil. Neste sábado, dia 6, é a vez de Diogo Nogueira levar o samba ao palco, a partir das 22h. Já no domingo, dia 7, Tiago Martins encerra a festa, às 21h.
Também no domingo, a partir das 12h, será montada uma cozinha show na Praia do Anil, onde será preparados pratos típicos, vendidos a preços simbólicos. Toda a renda será destinada à Associação Pestalozzi de Angra dos Reis.
O evento é promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, com apoio do Sicomércio, do Senac RJ e das Prefeituras de Rio Claro, Mangaratiba, Paraty e Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.