Angra celebra 7 de setembro com desfile cívico na Avenida Júlio Maria

Prefeito Cláudio Ferreti participou da cerimônia ao lado de secretários municipais; 22 escolas, dez instituições, seis forças de segurança e três secretarias municipais marcaram presença no evento

07 de setembro de 2025

A manhã deste domingo foi de patriotismo e emoção em Angra dos Reis, com a realização do tradicional desfile cívico de 7 de setembro na Avenida Júlio Maria. O evento reuniu milhares de pessoas e contou com a participação de escolas, dez instituições, forças de Segurança e secretarias municipais, que desfilaram em homenagem à Independência do Brasil.

O prefeito Cláudio Ferreti esteve presente e cumpriu a cerimônia tradicional, desfilando em carro aberto e participando do ato de hasteamento da Bandeira do Brasil. O momento ocorreu após a execução dos hinos oficiais do Brasil, de Angra dos Reis e da Independência, interpretados pela Banda do Colégio Naval, em um dos instantes mais simbólicos da celebração. Secretários da Prefeitura de Angra também acompanharam a solenidade.

— O desfile cívico de 7 de setembro em Angra dos Reis é uma grande celebração da nossa história e da Independência do Brasil. Tivemos uma participação diversa e uma adesão popular muito forte, o que reafirma os valores de respeito, cidadania e amor à pátria. Foi também um momento de mostrar o compromisso do nosso município com a educação, a cultura e a participação social — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.

O desfile contou com a participação de 22 instituições de ensino, sendo 13 escolas da rede municipal, quatro unidades de educação especial, três escolas particulares e duas da rede estadual.

— Ver as escolas da nossa rede municipal desfilando com tanto entusiasmo, junto às unidades de educação especial, escolas particulares e estaduais, é motivo de muito orgulho. Esse momento mostra a força da educação pública de Angra, que valoriza a inclusão, o civismo e a participação social. O desfile de 7 de setembro é também uma grande aula fora da sala, onde nossos alunos vivenciam o respeito à pátria e aos símbolos nacionais — afirmou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

Também participaram dez instituições da sociedade civil, representadas por grupos de escoteiros, projetos sociais e associações culturais e esportivas, além de seis forças de Segurança: Marinha do Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil e Agente Mirim e Brigada Municipal.

Somaram-se ainda três secretarias municipais: Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Executiva da Juventude e Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.