Parque Tecnológico do Mar inicia nova seleção de startups e projetos de inovação
Edital oferece instalação presencial e virtual, mentorias, infraestrutura e apoio técnico para impulsionar empresas e projetos inovadores
Empreendedores de Angra e região acabam de ganhar uma nova porta de entrada para transformar ideias em negócios: o Parque Tecnológico do Mar lançou, nesta sexta-feira, 7, seu 2º Edital de Incubação e Ocupação, abrindo vagas para projetos inovadores e startups que buscam apoio técnico, institucional e de infraestrutura. As inscrições são em fluxo contínuo, permitindo submissões a qualquer momento.
Esse ano, o edital oferece tanto a opção de instalação presencial, com direito a sala no Parque, quanto a modalidade virtual, ampliando o alcance do programa para projetos de outras localidades. O documento completo para inscrições está disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), por meio do link https://bit.ly/4qJxGTj.
As empresas instaladas no Parque Tecnológico do Mar a partir do edital terão acesso a uma série de benefícios voltados ao crescimento e consolidação de seus projetos, incluindo estações de trabalho, endereço fiscal, internet compartilhada, estacionamento, recepção, segurança, diagnósticos empresariais, mentorias técnicas e de negócios, uso do espaço maker e apoio técnico.
Também terão prioridade em cursos e capacitações, acesso a especialistas, instituições de pesquisa e parceiros estratégicos, suporte para captação de recursos e participação em oficinas e formações, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções inovadoras com potencial de impacto econômico, social e ambiental.
— O Parque Tecnológico do Mar é uma das grandes apostas do nosso governo para diversificar a economia, construir oportunidades e transformar Angra em um polo de inovação, principalmente no setor da Economia do Mar. Quero convidar todos os empreendedores, pesquisadores e desenvolvedores de projetos a participarem. Se você tem uma boa ideia, esse é o momento de colocá-la em prática. Submeta seu projeto, faça parte desse movimento e ajude a construir conosco o futuro da inovação na nossa cidade — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
A iniciativa integra a estratégia municipal de fortalecimento do Ecossistema Local de Inovação e estímulo a novos negócios de base tecnológica, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, mentorias e uma rede qualificada de parceiros. A primeira edição do edital, realizada em 2024, resultou na instalação de dez startups no Parque.
— Instalar-se no Parque Tecnológico do Mar é uma oportunidade única para quem deseja crescer de forma estruturada. O espaço oferece suporte técnico contínuo e condições adequadas para que startups e projetos tecnológicos possam se desenvolver com qualidade. Estamos construindo um ecossistema forte, conectado e com capacidade real de impulsionar novos negócios — afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta.
Mais informações sobre o chamamento estão disponíveis em: https://bit.ly/4qOvcmo.