Prefeitura lança PCA Digital e reforça compromisso com a participação popular
Aplicativo do Programa Comunidades de Angra facilita o acesso da população e moderniza o relacionamento entre governo e comunidades

Foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira, 8 de julho, o PCA Digital, uma nova fase do Programa Comunidades de Angra, que há quase 20 anos transforma a relação entre o poder público e a população de Angra dos Reis. A cerimônia, realizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais, aconteceu no auditório da Defesa Civil, no São Bento, e reuniu representantes de diversas associações de moradores, além de secretários municipais e do prefeito Cláudio Ferreti.
Idealizado por Ferreti, então secretário de Obras, no ano de 2005, o Programa agora é atualizado com tecnologia e acessibilidade e permite que cidadãos registrem demandas diretamente por um sistema online, garantindo agilidade e mais transparência ao processo.
- Esse é um dos programas mais importantes da nossa história. Implantamos o PCA ainda no início dos anos 2000 com a proposta de ouvir o povo com respeito e resposta. Agora, modernizamos esse canal, que se torna ainda mais acessível e eficiente. O PCA é uma das muitas ferramentas de escuta popular que ajudam a orientar a construção de políticas públicas que geram oportunidades e melhoram a vida das pessoas. É assim que governamos, ouvindo, planejando e entregando resultados – afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.
A ferramenta, chamada "Comunidades de Angra", já está disponível para download na Play Store, para usuários do sistema Android. Em breve, também será disponibilizada na Apple Store.
A presidente da Associação de Moradores do Vale da Banqueta, Jeniffer Cristina, comemorou o lançamento.
— Com o PCA Digital, a gente não precisa mais esperar reunião ou protocolo em papel. A comunidade ganha voz em tempo real. É mais rápido e nos aproxima ainda mais da Prefeitura – pontuou.
O PCA Digital é uma extensão do trabalho que já vem sendo realizado presencialmente pelo Programa Comunidades de Angra, que, em iniciativa implantada no início do ano, vem dialogando com os moradores por meio de entrevistas online e coleta de dados para entender as principais necessidades de cada bairro.
Hélio Souto, da Associação de Moradores do Camorim, destacou a credibilidade do programa.
— Sempre fomos atendidos pelo PCA. Agora, com a versão digital, acredito que será ainda melhor. A comunicação direta acelera as soluções – comentou.
O PCA Digital permitirá que cada morador crie um login próprio e sugira melhorias para o seu bairro. Será possível, ainda, relatar em tempo real a necessidade de alguma obra ou serviço público na sua comunidade, inclusive com a adição de fotos do local.
O secretário de Relações Institucionais, Aurélio Marques, reforçou a proposta de descentralização e escuta ativa.
— É um salto de qualidade na forma como lidamos com as demandas da população. Com o PCA Digital, damos mais autonomia às comunidades e mais responsabilidade ao poder público – disse Aurélio.
Já o secretário de Articulação Governamental, Vitor Simões, destacou o alinhamento da iniciativa com a gestão do prefeito.
— A administração do prefeito Cláudio Ferreti é marcada pela escuta, pela presença nos territórios e pela implementação de políticas públicas que constroem oportunidades reais para quem mais precisa. O PCA Digital é mais um elo dessa rede de cuidado com as pessoas – pontuou Simões.