Angra lança ISA, atendente virtual do SAAE que agiliza atendimento à população
Ferramenta com inteligência artificial facilita atendimentos e amplia o acesso a serviços de água e esgoto, como segunda via, novas ligações e atualizações cadastrais

Foi lançada na manhã desta quarta-feira (9), no gabinete do prefeito Cláudio Ferreti, na sede da Prefeitura de Angra dos Reis, a Inteligência em Saneamento de Angra (ISA), nova atendente virtual do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A ferramenta utiliza inteligência artificial para agilizar e modernizar o atendimento à população, e já está disponível 24 horas por dia, por meio do ícone de webchat, localizado no canto inferior direito da página inicial do site www.saaeangra.com.br, ou diretamente pelo WhatsApp (24) 3377-6621.
Com a chegada da ISA, a expectativa é reduzir filas e tempo de espera, ao mesmo tempo em que se amplia o acesso a serviços de forma prática e eficiente para moradores, comerciantes e prestadores de serviço.
Durante o lançamento, foi realizada uma demonstração prática da nova plataforma, que permite ao cidadão solicitar serviços como emissão de segunda via de conta, consulta e pedido de ligação de água e esgoto, atualização cadastral, envio de reclamações e solicitação de troca de titularidade. Todos os atendimentos geram automaticamente um número de protocolo e são finalizados com uma pesquisa de satisfação.
A implantação da ferramenta faz parte das ações do Plano Mais Água em Angra, que visa ampliar e qualificar o atendimento dos serviços de água e esgoto no município, com foco na modernização e no bem-estar da população.
— O lançamento da ISA representa um passo importante na modernização da gestão pública em Angra dos Reis. Estamos investindo em tecnologia para facilitar a vida do cidadão, encurtar distâncias e oferecer mais agilidade, transparência e comodidade. Queremos que a população tenha acesso aos serviços públicos com mais eficiência e menos burocracia — afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.
Além do atendimento automatizado, a população segue contando com o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede do SAAE (Praça Guarda-Marinha Greenhalgh, nº 59-B, Centro).
— A ISA nasce como uma aliada da população angrense. É um sistema inteligente, pensado para resolver de forma rápida as principais demandas do nosso atendimento. Essa é apenas a primeira etapa de uma série de melhorias que planejamos implementar para aproximar ainda mais o SAAE dos usuários — destacou o presidente do órgão, Marc Olichon.
A iniciativa também presta uma homenagem à servidora Camila Mejdalani, que atuou por 20 anos no SAAE e faleceu recentemente. O avatar da atendente virtual carrega suas características faciais como forma de reconhecimento a sua dedicação e compromisso com o serviço público.