Simpósio debaterá Plano de Emergência Externo das usinas nucleares
Promovido pela Defesa Civil Estadual, evento reunirá especialistas de diversas instituições ligadas à segurança nuclear

O Plano de Emergência Externo (PEE/RJ) das usinas nucleares de Angra dos Reis será tema do 4º Simpósio sobre o PEE, nesta quinta-feira, 11 de setembro, das 9h às 13h, no auditório da Defesa Civil de Angra dos Reis, no São Bento. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC/RJ), é aberto ao público e contará com palestras de especialistas de órgãos estratégicos envolvidos no programa nuclear brasileiro.
O tenente-coronel Leonardo Ramos, da Defesa Civil Estadual, abre o simpósio, com uma apresentação sobre o PEE. Em seguida, o representante da Defesa Civil Municipal, Leandro Nunes, explicará o funcionamento do “Cell Broadcast”, tecnologia que será utilizada no exercício simulado deste ano.
Também estão previstas as palestras de July Branco, sobre a atuação da Saúde no PEE; Francisco Vilhena, da Eletronuclear, que falará sobre o Plano de Emergência Local (PEL); Daniel Palma e Nelbia Lapa, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que detalharão a atuação da entidade; e Victoria Caroline, que vai abordar o papel do Ibama no planejamento de segurança do ponto de vista ambiental.
Para o secretário de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis, Fábio Jr., a realização do simpósio no município reforça a importância do diálogo com a sociedade.
— Esse é um tema estratégico para Angra dos Reis e para todo o país. Precisamos que a população esteja informada e conheça as medidas de segurança em caso de emergência. Nossa missão é proteger vidas e reduzir riscos, e isso só é possível com integração entre os órgãos e transparência com a comunidade – afirmou o secretário.
Fábio Jr. ressaltou ainda o papel da Defesa Civil Municipal.
— A Defesa Civil trabalha lado a lado com as outras instituições para garantir que cada ação de prevenção, de preparação e de resposta seja realizada com eficiência. A participação da sociedade nesse simpósio é fundamental para fortalecer a cultura de prevenção e segurança – concluiu Fábio Jr.
O simpósio é organizado pelo Nucpen, colegiado integrante do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). O grupo é formado por representantes da Eletronuclear, CNEN, Ibama, Defesa Civil de Angra dos Reis, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.