Angra entrega novo CEMEI e amplia e revitaliza quatro escolas
Unidades escolares ampliadas e com salas climatizadas abrem novas vagas, garantindo mais conforto e oportunidades aos alunos
Para encerrar com chave de ouro o ano letivo de 2025, a Prefeitura de Angra dos Reis entrega, entre hoje, 10, e segunda-feira, 15 de dezembro, cinco importantes obras que ampliam vagas, modernizam espaços e fortalecem o atendimento aos alunos da rede municipal de ensino. As unidades integram o cronograma do Programa Revitaliza Escola, iniciativa que, com reformas completas, garante ambientes de aprendizagem mais equipados, seguros e acolhedores.
A primeira inauguração será a do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Bento José Pousa Costa, no Centro, nesta quarta-feira, 10 de dezembro. A unidade atenderá 280 crianças de 1 a 5 anos, distribuídas em 14 turmas, e conta com sete salas climatizadas, três banheiros, refeitório, cozinha, copa, áreas administrativas e ambiente de desenvolvimento e integração (parquinho), garantindo um espaço confortável e propício ao desenvolvimento integral da primeira infância.
Na quinta-feira, 11, será entregue uma quadra poliesportiva e um novo ambiente de desenvolvimento e integração na Escola Municipal Almirante Tamandaré, na Vila Nova, ampliando as possibilidades de atividades esportivas, recreativas e pedagógicas na unidade, além de uma nova sala de aula que possibilitará, pela primeira vez, que os estudantes da escola concluam os anos iniciais do ensino fundamental, com a implantação de duas novas turmas de 5º ano para o próximo ano letivo.
Na sexta-feira, 12, será oficialmente inaugurada a nova sede da UTD-AHSD Altas Habilidades/Superdotação, no Parque das Palmeiras. Totalmente climatizada, a unidade ampliou seu atendimento de 130 para 200 alunos, ganhou três novas salas — totalizando agora nove — e novos espaços de convivência para xadrez e tênis de mesa, além de expandir sua oferta pedagógica com a incorporação de dois novos grupos de interesse: o retorno da robótica e a nova oficina de cinema, com cineclube próprio, que se somam às áreas já existentes de artes, ciências, matemática e produção textual.
Encerrando a agenda, na segunda-feira, 15, duas unidades de educação infantil receberão novas salas climatizadas. No CEMEI Jovino Rodrigues, no Belém, serão abertos quatro espaços, acrescentando 135 novas vagas e permitindo e a unidade passa a atender 515 estudantes. Já no CEMEI Vilton Eurico, em Jacuecanga, outras quatro novas salas climatizadas serão entregues, elevando a capacidade em 185 vagas e permitindo o atendimento de 425 estudantes.
— Estamos encerrando o ano letivo com o que mais nos motiva: a abertura de oportunidades. Cada sala inaugurada, cada quadra construída e cada espaço ampliado representam mais conforto, mais aprendizado e um futuro melhor para nossas crianças. Investir nas escolas é investir no desenvolvimento humano, no crescimento da cidade e no direito de cada aluno em aprender – destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
O secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato, destacou que as entregas desta semana consolidam avanços na rede municipal e reforçam uma política permanente de valorização do ensino público, ampliando oportunidades e fortalecendo o aprendizado.
— Cada nova sala, cada ambiente climatizado e cada espaço de convivência entregues à comunidade representam mais dignidade e melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Estamos falando de transformação concreta da realidade escolar, permitindo que nossas crianças permaneçam mais tempo na escola, com mais conforto, estímulo e cuidado — concluiu o secretário.