Sala Lilás de Angra participa de congresso nacional de Saúde Coletiva

Profissionais da unidade compartilharam suas experiências nos atendimentos no município

10 de dezembro de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, participou na última semana do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O evento, realizado com periodicidade trienal, é considerado o maior e mais relevante congresso de saúde coletiva do Brasil, reunindo profissionais, gestores e pesquisadores de todo o país.

Durante o encontro, a equipe da Sala Lilás de Angra dos Reis teve a oportunidade de apresentar o tema “A Sala Lilás no âmbito do SUS: elementos para o debate a partir da experiência de Angra dos Reis”. O trabalho compartilhou a trajetória e os principais aprendizados do serviço especializado no acolhimento e cuidado de mulheres em situação de violência no município.

— A Sala Lilás tem um papel fundamental no cuidado e acolhimento de mulheres em situação de violência em nosso município. Poder compartilhar essa experiência em um congresso nacional é gratificante, pois mostra que Angra dos Reis tem construído práticas significativas dentro do SUS, que podem inspirar outras localidades – afirmou Maria Carolina Costa, coordenadora técnica da Sala Lilás em Angra.

A Sala Lilás integra a rede de proteção a mulheres vítimas de violência no município e atua em articulação com outros serviços essenciais. O contato com a Sala Lilás pode ser feito pelos telefones (24) 3379-9962 /99982-7969

Em caso de urgência, a mulher em situação de violência também pode entrar em contato com a Patrulha Maria da Penha (24 99221-3173), DEAM (24 3377-3315), Polícia Militar (190). Está disponível ainda o canal nacional de atendimento à mulher, por meio do Ligue 180.