Servidores treinam para teste rápido de DST

Objetivo é treinar os profissionais que iniciem rapidamente o tratamento específico para a doença

11 de julho de 2013
A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, por meio do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, está realizando esta semana, um treinamento voltado para os profissionais da Atenção Básica, visando a capacitação para o teste rápido de Aids e sífilis.

Com a implantação do teste rápido nas unidades de saúde de Angra dos Reis, os moradores poderão ser diagnosticados e se o resultado for positivo para a doença, serem encaminhados mais rapidamente para o tratamento da doença.

- O objetivo é treinar os profissionais para que as pessoas que tiverem contraído os vírus destas doenças, iniciem rapidamente o tratamento. Com isso estaremos levando para a comunidade este tipo de diagnóstico, que fica pronto em no máximo 30 minutos e tem a mesma confiabilidade dos testes realizados em laboratórios - explicou Juliana Ribeiro, coordenadora do programa DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde.

Após a implantação nas unidades de saúde, as gestantes poderão saber se contraíram uma dessas duas doenças e a transmissão vertical poderá ser impedida.

- As gestantes que fazem pré-natal nas comunidades e que após o teste rápido forem detectadas com uma dessas doenças, poderão iniciar o tratamento que impedirá a transmissão vertical para o feto - detalhou Juliana.

O treinamento segue até sexta-feira, 12, no auditório do Hospital da Japuíba. A Secretaria de Saúde de Angra tem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde e do Laboratório Noel Nutels. Após a conclusão da capacitação no teste rápido DST e Sífilis, os participantes receberão um certificado emitido pelo Ministério da Saúde, que é válido em todo território nacional para a aplicação do exame.