Prefeitura de Angra reafirma compromisso com comunidade indígena

Aldeia Guarani Sapukai receberá melhorias em banheiros, transporte escolar e outras ações

11 de setembro de 2025

A maior comunidade indígena do Estado do Rio de Janeiro, a aldeia Guarani Sapukai, recebeu na quarta-feira, 10 de setembro, a visita do prefeito Cláudio Ferreti e de secretários municipais, que anunciaram ações imediatas e medidas em estudo para melhorar a qualidade de vida da população local.

Entre as prioridades, estão a reforma dos banheiros da aldeia, que terá início na próxima segunda-feira, 15, e a implantação de transporte escolar, garantindo o deslocamento dos jovens indígenas até o centro urbano do Bracuí, ampliando o acesso a oportunidades educacionais e de integração.

A Prefeitura estuda ainda a instalação de energia fotovoltaica e outras medidas voltadas à infraestrutura da aldeia.

— Não viemos apenas visitar, mas reafirmar o compromisso de caminhar juntos. Educação, esporte, transporte digno e infraestrutura são direitos, e não favores. Estamos dando passos importantes para garantir qualidade de vida e respeito ao povo Guarani, que tem um papel fundamental na preservação da nossa memória e da nossa cultura – afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.

A Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins já atua na aldeia, com oficina de orquídeas e doação de caixas de madeira utilizadas no meliponário – espaço dedicado à criação de abelhas nativas sem ferrão.

— O meliponário na Aldeia Sapukai valoriza práticas tradicionais e promove educação ambiental. É uma forma de unir conhecimento, sustentabilidade e respeito à cultura indígena, contribuindo para a preservação do meio ambiente e das tradições locais, além de gerar renda para a comunidade – destacou Beth Brito.

O vice-cacique Gonçalino da Silva ressaltou a importância da presença do Executivo.

— Foi importante a presença do prefeito aqui hoje, porque pudemos apresentar nossas necessidades e agora esperamos que os compromissos firmados com a comunidade sejam cumpridos, melhorando a qualidade de vida do nosso povo – disse.

Durante a visita, a Prefeitura também realizou a entrega de 552 peças de roupas aos moradores da aldeia, em parceria com a Receita Federal, via Alfândega do Porto de Itaguaí. A ação contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.

— Mais do que doar roupas, estamos fortalecendo vínculos, construindo pontes de solidariedade e respeito. Hoje, quando entregamos essas peças, reafirmamos que a Prefeitura está ao lado da comunidade, ouvindo, acolhendo e respondendo às demandas do povo Guarani – disse a secretária Thaísa Bedê.