Prefeitura recupera a UPR Verde

Unidade gera economia na aquisição de material orgânico. Conceição foi à confraternização no horto

13 de agosto de 2014
A Unidade de Processamento de Resíduos Verde (UPR Verde), no Ariró, foi revitalizada pela Subsecretaria de Parques e Jardins da Secretaria de Obras. A organização do local ainda incluiu uma área de reprodução e matrizeiro de mudas para abastecer o Horto Municipal, localizado no Areal. O secretário de Obras, Jefferson Deccache, visitou a UPR Verde nesta terça, 12, e ficou satisfeito com transformação da área. Após a visita, houve uma confraternização no horto, com a presença da prefeita Conceição Rabha, que prestigiou e parabenizou os trabalhadores.

O material utilizado na UPR Verde passa por uma triagem, para ser triturado ou reciclado (cortados em pranchões e bolachas, quando são troncos). Após esse processo, são formadas leiras (pilhas de folhas e galhos triturados) com dimensões específicas, para que o material passe pela decomposição e seja transformado em adubo orgânico. Segundo o biólogo do horto, Cristiano Victor da Silva, esse procedimento dura em torno de seis meses, dependendo das condições climáticas.

De acordo com secretário de Obras, a unidade não só ajuda no gerenciamento de resíduos do município, pois diminui o volume de material descartado no aterro sanitário, mas também na economia de aquisição de material orgânico, muito caro no mercado. A UPR Verde produz 100% dos adubos utilizados nos canteiros e praças da cidade. "Isso é comprometimento ambiental", disse Deccache.

PREFEITA SE CONFRATERNIZA COM FUNCIONÁRIOS DO PARQUES E JARDINS

No mesmo dia, a prefeita de Angra, Conceição Rabha, participou de uma confraternização no Horto Municipal, junto com os funcionários da pasta.

- A nossa cidade é linda por natureza e os trabalhadores que estão na ponta, cuidando dos nossos jardins com tanto carinho, são fundamentais para uma Angra ainda mais bela. Estamos em tempo de mudanças e investindo não só em beleza, o que tem de sobra nas flores que vocês plantam, mas também em qualidade de vida, dignidade e organização - ressaltou Conceição Rabha.

Com uma mesa farta no café da tarde, os funcionários puderam conversar com a prefeita e ouvir sobre os investimentos que estão sendo feitos na Saúde, Educação e em importantes obras nos bairros.

O Horto Municipal dispõe de uma área de aproximadamente 16 mil m². Nele são produzidas todas as mudas plantadas nas praças e canteiros do município. A produção fica em torno de 30 mil mudas por mês.

Também estavam presentes na confraternização o secretário de Governo, Robson Marques, o subsecretário de Governo, José Carlos, além de grande parte da equipe da Subsecretaria de Parques e Jardins.