Monsuaba recebe melhorias na captação e abastecimento de água

Investimentos no bairro fazem parte do plano Mais Água em Angra e incluem ampliação da barragem, nova adutora e dois sistemas de filtragens

14 de maio de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis está investindo na ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água em toda a cidade e o bairro da Monsuaba é um dos primeiros a receber os benefícios do plano Mais Água em Angra, que prevê o investimento de R$ 100 milhões, apenas neste ano, na melhoria dos serviços.

Os avanços na Monsuaba incluem a ampliação da captação do Galloway, que abastece todo o bairro, e cujo reservatório passará de 33 mil para 80 mil litros de água; construção de uma nova adutora de 150 milímetros, com 3.069 metros de extensão; e dois sistemas de filtragens, com quatro filtros cada.

A adutora vai interligar a água direto da captação do Galloway até o primeiro sistema de filtragem, localizado no Morro do Vai Quem Quer. Esse sistema vai receber filtros novos e mais modernos, o reservatório será impermeabilizado e o local onde está implantada essa estrutura será fechado.

Esse sistema de filtragem vai atender a um novo ramal de distribuição que levará água até o Condomínio Recomeçar, com seus 128apartamentos destinados a acomodar as vítimas das chuvas de 2022 e que está sendo construído pelo Estado, em parceria com o Governo Municipal.

Para todo o bairro ser atendido com água de qualidade, ainda está sendo realizada a ligação do primeiro sistema de filtragem, no Morro do Vai Quem Quer, até um segundo conjunto de filtros, no Morro do Martelo. Esse sistema vai alimentar as regiõesmais próximas à rodovia Rio-santos e à entrada do bairro.

-Com essas melhorias, será possível injetar mais água no sistema existente, aumentando tanto a oferta quanto a qualidade da água na Monsuaba. Vamos ampliar a captação, a vazão e garantir mais eficiência no tratamento — explicou o secretário de Infraestrutura, Alan Bernardo.

O Mais Água em Angra foi elaborado com base em um cronograma de curto, médio e longo prazo, com as intervenções sendo desenvolvidas entre 2025 e 2028.

-A prefeitura está desenvolvendo obras em cada ponto da cidade para melhorar o fornecimento de água e principalmente ter água em quantidade e qualidade – destacou o prefeito Cláudio Ferreti, que vistoriou as obras na Monsuaba, na última segunda-feira (12), ao lado do secretário de Infraestrutura, Alan Bernardo, e do presidente do Saae, Marc Olichon.