Prefeitura de Angra inicia novo PPA com foco na participação popular

Plano Plurianual Participativo definirá como os recursos públicos serão investidos nos próximos quatro anos; população pode colaborar respondendo questionário online

14 de maio de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis iniciou a elaboração do novo Plano Plurianual (PPA Participativo), principal ferramenta de planejamento do governo municipal, que definirá como os recursos públicos serão aplicados entre 2026 e 2029, com impacto direto na vida da população.

Para garantir que as ações estejam alinhadas com os interesses da cidade, a participação popular será essencial. A gestão disponibilizou um questionário online, onde qualquer morador pode apontar as prioridades de sua região e sugerir ações para diferentes áreas, como saúde, educação, infraestrutura, cultura, turismo e meio ambiente. O formulário pode ser acessado no site da Prefeitura. O questionário estará disponível para ser respondido até o dia 15 de junho.

A cada quatro anos, todos os entes do Poder Executivo — federal, estadual e municipal — devem elaborar um novo PPA. No caso de Angra, a elaboração do plano está a cargo da Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Superintendência de Políticas Públicas (SUPOP) e da Superintendência de Orçamento (SUPOR).

Neste ciclo, o plano vai orientará os investimentos dos três últimos anos da atual gestão (2026, 2027 e 2028) e também o primeiro ano da próxima administração, em 2029. A partir de então, os próximos anos contarão apenas com ajustes e atualizações pontuais, tornando este o PPA mais importante do período. Com base em dados, indicadores e evidências, o PPA reúne programas, projetos e iniciativas que servirão como guia para todas as ações governamentais.