Prefeitura de Angra vistoria obras históricas do Programa Mais Água em Angra
Intervenções incluem novo reservatório, Estação de Tratamento de Água (ETA) e redes de 9 quilômetros para abastecer população de toda a Grande Japuíba e Centro

Nesta quinta-feira, 14 de agosto, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), vistoriou as principais frentes de trabalho do Programa Mais Água em Angra — o maior investimento em abastecimento de água da história do município. O prefeito Cláudio Ferreti e o secretário de Infraestrutura, Alan Bernardo, acompanharam o andamento das obras nos bairros Monte das Orações (Morro da Cruz), Areal, Banqueta e Zungu.
No Morro da Cruz, está em andamento a implantação de um novo sistema de abastecimento por gravidade, que terá capacidade para atender, de forma eficiente e com pressão adequada, a Grande Japuíba, a região central da cidade e as Sapinhatubas. A água será captada na barragem do Cabo Severino, na Banqueta, conduzida por nove quilômetros de rede adutora em aço inox — material que garante maior durabilidade e segurança — até uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para tratar 150 litros por segundo. No mesmo ponto, será construído um reservatório com capacidade aproximada de 2,5 milhões de litros.
Desde o início das obras, já foram instalados 4,5 quilômetros de tubulação – do total de nove previstos –, que serão conectados às futuras instalações no Monte das Orações. As frentes de trabalho se concentram em três trechos: do Monte das Orações ao Areal; do Areal à Banqueta – onde também está sendo aberta uma nova estrada – e da Banqueta até o ponto de captação no Cabo Severino.
A previsão para a conclusão das intervenções é de um ano. O novo sistema garantirá segurança hídrica de janeiro a dezembro, com baixo custo operacional e manutenção simplificada, transformando a realidade do abastecimento de água em Angra dos Reis.
— Estamos realizando um investimento histórico para resolver, de forma definitiva, o abastecimento de água em Angra. Esse sistema, junto com a nova ETA e o reservatório, vai garantir água em quantidade e qualidade para milhares de famílias, fortalecendo a infraestrutura do município – destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
Após a vistoria no Morro da Cruz, Areal e Banqueta, a comitiva seguiu para o Zungu, onde cerca de mil moradores estão sendo beneficiados com obras de drenagem, pavimentação, instalação de meios-fios, ampliação da rede de água potável e iluminação pública em LED na estrada velha do Zungu e na rua Nossa Senhora Aparecida. As intervenções somam 1,5 quilômetro de extensão.
Sobre o programa
Entre as ações já concluídas do Programa Mais Água em Angra estão a revitalização da barragem do Pedrão, na Sapinhatuba 1, o desassoreamento da barragem da Banqueta e a implantação de um novo sistema de abastecimento na Gamboa do Belém. Além disso, obras no Bracuí e na Monsuaba seguem em estágio avançado. Futuras intervenções contemplarão regiões como Parque Mambucaba, Jacuecanga, Grataú, Vila do Abraão e Belém.