Angra na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

16 escolas municipais participaram do evento

15 de outubro de 2014
Pela décima vez, Angra dos Reis participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), este ano em sua 11ª edição. Em Angra, o evento é realizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e vai até esta sexta-feira, dia 17. Atividades diversificadas, dirigidas ao público em geral, e desenvolvidas prioritariamente por alunos do ensino fundamental regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino fazem parte da programação. As atividades acontecem no Cais de Santa Luzia, Casa da Cultura Poeta Brasil dos Reis, Espaço Cultural Eletronuclear, Centro Cultural Theóphilo Massad (auditório), nas escolas municipais Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck (Frade) e Nova Perequê (Mambucaba) e no Cefet.

A semana foi dividida em dois momentos. No primeiro foi realizada a “Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação“, na qual 16 escolas da rede municipal ocuparam os estandes e apresentaram os trabalhos realizados nas salas de aula: maquetes sobre funções da água, tratamento de água, vulcões, rochas, montagem de pilha vegetal, projeto horto/comunidade e vários outros trabalhos. No segundo momento, que acontece nesta quinta e sexta (dias 16 e 17), acontece a “Mostra de Ciência e Tecnologia“, das 9h às 21h, no Cais de Santa Luzia, com diversas atividades.

- É uma semana repleta de tudo aquilo que é trabalhado nas escolas, por isso agradeço pela participação dos alunos e dos professores, que se envolvem com o projeto. Agradeço também às direções das escolas, que proporcionam este momento. É nesta hora que as crianças percebem que podem usar o conhecimento para a vivência do seu dia-a-dia, constatando que a ciência está em todo lugar - comemora a secretária de Educação, Raquel Benati.

No dia de abertura, além das exposições, os alunos também conheceram o “Jardim sensorial“ da Subsecretaria de Parques e Jardins, o jogo de tabuleiro da Defesa Civil, viram a apresentação do Polo Musical Yumi Imanishi Faraci e de teatros de fantoches (“Teatrânsito“ e “Amigo da criança“), exposições de artesanatos indígenas e de livros.

No Cefet, do Parque Mambucaba, aconteceu a atividade “Portas abertas“, com apresentação de trabalhos de alunos do curso técnico em Mecânica. Na Escola Municipal José Luiz Ribeiro Reseck, foi realizado o programa Ciência Divertida, com a peça teatral “O náufrago“ e um circuito de atividades.

À noite, na Casa da Cultura, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistiram à palestra “Sexualidade: saúde e prevenção“, com as palestrantes Cláudia Moreira e Terezinha do Nascimento, da Gerência de Educação Comunitária da Secretaria de Educação. No Centro Cultural Theóphilo Massad, aconteceu o cine-debate “Culturas afro-brasileiras e africanas“, com Roseléa Oliveira e Rose Savro, da Gerência de Educação Comunitária, também direcionado aos alunos da EJA, assim como a palestra “Empreendedorismo“, realizada no cais de Santa Luzia, e o City Tour, com a professora Ana Maris, da rede municipal.

- Neste ano tivemos uma grande participação das escolas que vieram apresentar seus projetos de ciências desenvolvidos em sala de aula. Essa interação estimula os jovens no estudo da ciência e da tecnologia - afirma Wellington Pereira, gerente de Ciência e Tecnologia.

A participação de Angra na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 conta com o apoio de instituições e empresas da região e do estado, incluindo o Cederj e Praça da Ciência Itinerante/Cecierj, UFF, Cefet, Cnen, Colégio Naval, Eletrobras/Eletronuclear, Keppel Fels S.A. e Senai. O evento também envolve o apoio de diversas secretarias municipais, entre elas a de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Obras e autarquias, além da Cultuar e Defesa Civil.

Veja a programação completa da Semana no Facebook ou no site da Prefeitura (angra.rj.gov.br).

Alunos premiados na Olimpíada de Astronomia serão homenageados

Nesta sexta-feira, 17, um grupo 18 estudantes da rede pública municipal será homenageado com uma menção honrosa, por sua participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira. Os dezoito alunos angrenses foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, tendo participado da competição com outros 61.880 alunos de todo o país. Quatro escolas municipais foram destaque: a escola municipal João Carolino dos Remédios (Morro da Glória), onde quatro alunos foram premiados, três deles com medalhas de ouro; a escola municipal Frei Bernardo (Parque Mambucaba), com 13 alunos premiados; e a Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD), com um aluno premiado. A participação das escolas era voluntária.

A entrega dos certificados de menção honrosa será feita durante a feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no cais de Santa Luzia, a partir das 14h.