Secretários de turismo discutem ordenamento

Municípios da Costa Verde estreitam relações

15 de dezembro de 2013
Na manhã desta quinta-feira, 12, aconteceu na sede da TurisAngra, uma reunião entre os secretários de Turismo de Paraty, Wladmir Satander, de Mangaratiba, Roberto Monsores, e a presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Maria Silvia Rubio; com o objetivo de estreitar laços entre os municípios da Costa Verde. O foco principal do encontro foi a alta temporada do verão, quando a região recebe milhares de turistas. O encontro também contou com a presença do Superintendente de Trânsito de Angra, Hele Serafim.

Um dos pontos abordados na reunião foi a necessidade dos três municípios desenvolverem operações contra o turismo clandestino, em especial o realizado através de ônibus sem registro junto às prefeituras. Esse problema atinge os três municípios e pode colocar vidas em risco. A proposta é que haja uma maior integração entre Angra, Paraty e Mangaratiba, para que cada município possa agir de forma eficaz dentro de seu território, e, em parceria, quando necessário.

- Nossa proposta é combater o turismo predatório, em especial através de ações conjuntas. Vamos buscar métodos para que Angra tenha, aos finais de semana, um ponto de fiscalização permanente na Serra D#39;Água; Paraty, na divisa com Ubatuba, e Mangaratiba, na divisa com Itaguaí. Essas são as três principais vias de acesso à região. Estes três postos de fiscalização estariam em contato permanente para que cada município saiba quais coletivos estão registrados no outro, evitando assim, problemas com o cadastramento - explicou Silvia Rubio.

Outra questão abordada foi em relação à necessidade de se unificar a legislação e o tarifário turístico de cada um dos três municípios, para que não aconteçam desencontros.