Eleição em Angra mobiliza 16 mil pessoas para escolha de diretores escolares

82 escolas da rede municipal de ensino participaram do processo democrático que escolheu gestores para os próximos três anos

19 de maio de 2025

Mais de 16 mil pessoas participaram da consulta pública que definiu os diretores e auxiliares de direção das escolas municipais de Angra dos Reis. O processo, realizado pela Prefeitura na última quarta-feira (7), por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, envolveu professores, pedagogos, servidores, colaboradores, responsáveis e estudantes em 82 unidades da rede pública municipal.

Em seis escolas houve disputa entre duas chapas, sendo que, em três delas, o resultado indicou mudança na gestão atual. Outras 76 unidades votaram em chapa única, indicando a continuidade da direção por mais três anos. Dez escolas registraram 100% de adesão da comunidade escolar apta a votar.

O período de gestão será de três anos, e os servidores serão designados após participarem de um curso de formação e obterem aprovação e habilitação, conforme previsto em edital. A iniciativa integra a política de gestão democrática da rede municipal de ensino, instituída pela Lei nº 3.930, de 10 de setembro de 2020.

– Esse processo de consulta pública é um marco da nossa gestão, que tem como prioridade ouvir a população e promover a democracia em todos os espaços, especialmente nas escolas. Ver mais de 16 mil pessoas participando ativamente da escolha dos gestores escolares mostra que estamos no caminho certo. A educação é uma das bases do nosso governo, e fortalecer a gestão democrática é fortalecer o futuro da nossa cidade – afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.

Todo o processo foi conduzido por Comissões Locais, formadas por representantes dos Conselhos Escolares, e supervisionado por uma Comissão Central, composta por servidores da Secretaria de Educação. No dia da votação, representantes da pasta estiveram presentes em todas as unidades para garantir a lisura e a transparência da consulta.

A apuração foi realizada no mesmo dia pelas Comissões Locais, e os resultados foram encaminhados à Comissão Central para homologação, conforme regulamentado pela Resolução SEJIN nº 016, de 6 de setembro de 2024, publicada no Boletim Oficial nº 1.963.

– A realização desse processo democrático reforça o compromisso da Prefeitura de Angra com a transparência, com a valorização da participação popular e com o fortalecimento das instituições escolares como espaços coletivos de decisão. Acreditamos que a gestão escolar precisa refletir os anseios da comunidade, e por isso fazemos questão de garantir que todos tenham voz nesse processo. É assim que construímos uma educação pública mais justa, inclusiva e comprometida com o futuro dos nossos estudantes – comentou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.