Prefeitura de Angra abre inscrições para o II Prêmio Magda Soares
Até o dia 28 de agosto, professores do 1º ao 5º ano da rede municipal podem inscrever práticas pedagógicas; selecionados podem concorrer à etapa estadual

Estão abertas as inscrições para a etapa municipal do II Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura. Professores do 1º ao 5º ano da rede pública municipal de Angra dos Reis podem inscrever suas práticas pedagógicas até o dia 28 de agosto por meio do formulário online: https://shorturl.at/AbV9J.
Nesta edição, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), o prêmio vai contemplar duas categorias: experiências de alfabetização para turmas do 1º e 2º ano (Categoria I) e experiências de recomposição das aprendizagens para turmas do 3º ao 5º ano (Categoria II). A iniciativa busca reconhecer o trabalho dos profissionais da rede pública municipal que contribuem para a melhoria do processo de alfabetização e valorizar práticas pedagógicas que possam ser compartilhadas e aplicadas por outros docentes.
As experiências inscritas serão avaliadas a partir de critérios específicos. Na Categoria I, serão observados qualidade do relato, efeitos da prática pedagógica, contextualização, aplicabilidade, engajamento, interdisciplinaridade e inclusão. Já na Categoria II, os critérios envolverão qualidade do relato, efeito da prática pedagógica na recomposição da aprendizagem, reorganização curricular, estratégias de mediação pedagógica, recursos técnico-pedagógicos, interdisciplinaridade e inclusão.
— Estamos avançando em políticas públicas voltadas para a alfabetização, e esse prêmio representa uma oportunidade de valorizar e reconhecer o trabalho dos servidores da educação. É um incentivo, que fortalece o compromisso com a qualidade do ensino e reafirma o papel fundamental que professores e pedagogos desempenham no processo de aprendizagem dos nossos estudantes — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
O prêmio também tem o propósito de selecionar práticas pedagógicas que representarão Angra dos Reis na etapa estadual, promovida pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Integra ainda as ações do Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC) e do Programa Angrense de Aprendizagem na Idade Certa (PAAIC+), em alinhamento com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
— A participação dos professores é fundamental para fortalecer o compartilhamento de experiências e contribuir para a melhoria contínua da aprendizagem dos nossos estudantes. É um instrumento importante para dar visibilidade a essas práticas e reconhecer o papel central dos educadores na rede municipal — comentou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.