Saúde promove readequação da ESF

Assistência ao munícipe está garantida, uma vez que todas as equipes estão completas

22 de setembro de 2015
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o processo de readequação do Estratégia de Saúde da Família (ESF), para que as equipes se completem e atendam da melhor forma possível, aos cidadão angrenses.

No início do Governo Conceição, em 2013, eram 19 os ESFs no município, número este que chegou a 64. Com a reestruturação, agora são 57 equipes que oferecem assistência em Atenção Básica aos munícipes, sendo esta uma das principais bandeiras da atual gestão.

Após realização de um estudo do impacto financeiro e a avaliação das deficiências estruturais e de recursos humanos em algumas equipes de Saúde da Família, que ocasionava o não repasse do recurso pelo Ministério da Saúde, foi necessária uma readequação nas equipes de Atenção Básica.

- Essa readequação é necessária, uma vez que tínhamos equipes incompletas e a assistência não vinha sendo efetuada da maneira que desejávamos e essa ação não significa que determinada comunidade ficará sem assistência. Ocorrerá somente a mudança do local de atendimento, porém as equipes de Agentes Comunitários de Saúde continuarão as mesmas e manterão o cronograma de visitas às residências – destacou Mayara Diogo, superintendente de Atenção Básica.

Levando em consideração a atual conjuntura econômica pela qual passa o país e que se reflete diretamente em Angra dos Reis e tendo vistas a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade do atendimento, essa estratégia visa garantir a reestruturação da rede hoje existente, para posterior expansão.

- Com esta mudança, será possível implantar o horário estendido em algumas unidades, além dos Núcleos de Saúde da Mulher e Criança, além de maior acompanhamento por parte do Conselho Gestor de cada unidade, além da garantia de um acolhimento humanizado, no qual é preconizado pelo Ministério da Saúde. Nossa gestão tem o entendimento que a Atenção Básica é o programa essencial para a garantia de qualidade de vida do cidadão e consequentemente evita que este dê entrada nos serviços de urgência e emergência, por isso a nossa preocupação em garantir o máximo de cobertura aos munícipes – destacou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

RELAÇÃO DAS ESF‘S QUE PASSARAM POR READEQUAÇÃO:

- Praia do Anil/Morro do Tatu: passam a funcionar na mesma estrutura física, na Praia do Anil;
- Fusão das ESF‘s Centro e Morro do Carmo, agora denominada como ESF Centro/Morro do Carmo;
- Fusão das ESF‘s Campos Belo I e Campo Belo II, agora denominada ESF Campo Belo I;
- Fusão das ESF‘s Nova Angra I, ESF Nova Angra II e ESF Nova Angra III, agora denominadas ESF Nova Angra I e ESF Nova Angra II;
- Fusão das ESF Belém I, ESF Belém II, ESF Belém III e ESF Belém IV, agora denominadas ESF Belém I e ESF Belém II;
- Fusão das ESF Camorim I e Camorim II, agora denominada ESF Camorim;
- Fusão das ESF Portogalo e ESF Petrobras, agora denominada ESF Portogalo/Petrobras;
- Fusão das ESF Parque Mambucaba X e ESF Vila Histórica, agora denominada ESF Vila Histórica;Boa Vista.
A Secretaria de Saúde disponibiliza o (24) 3377-9841, para que dúvidas estas sejam dirimidas e a população também tenha um canal de diálogo com a gestão.

SOBRE A ESF:

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).
Pode-se acrescentar a esta composição, como parte da equipe, os profissionais de saúde bucal (ou equipe de Saúde Bucal-eSB): cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.