Professores e alunos da EJA visitam quilombo

Passeio faz parte de uma das etapas da Mostra Diversidade

22 de outubro de 2014
Alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Angra visitaram no sábado, 18, o quilombo Alto da Serra, na divisa entre Angra e Rio Claro. A visita é parte da etapa do Circuito Cultural da Mostra Diversidades, que está em seu segundo ano e é coordenado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Angra.

O percurso até o quilombo Alto da Serra foi feito caminhando, a partir do ponto final da linha de ônibus Serra D‘Água, totalizando mais de duas horas de caminhada. Cerca de 30 pessoas, entre alunos e professores, foram guiados pelo professor de geografia Antônio Carlos Sombra, da Escola Municipal Tânia Rita de Oliveira, situada no Belém, e pelo zelador Cinézio Gerônimo, da Escola Municipal D. Pedro I, da Serra D‘Água.

No quilombo, professores e alunos conversaram com algumas lideranças quilombolas, dentre outros assuntos, sobre as vitórias já alcançadas e os projetos e parcerias com órgãos do governo e organizações sociais, para manter a comunidade autossustentável. O grupo aproveitou para usufruir da beleza da paisagem e das águas cristalinas do rio Piraí, que corta o local. A comunidade serviu aos visitantes um saboroso almoço feito com alimentos colhidos no próprio quilombo.

A Mostra Diversidades é organizada pelo Núcleo de Coordenação da EJA e tem como objetivo proporcionar aos alunos acesso e interação com diferentes espaços de cultura no município, para vivenciar, debater e refletir sobre as múltiplas expressões de diversidade cultural.

A mostra se divide em três etapas: a primeira consiste em um circuito cultural, com visitas guiadas e debates em comunidades do município; a segunda promove a visita dos estudantes da EJA a eventos culturais de outas unidades escolares; na terceira etapa, as escolas apresentam seus trabalhos, em um evento que será realizado no dia 26 de novembro, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), a partir das 18h.