Angra inicia preparação para a prova do SAEB
Mais de 3.500 alunos do 5º e 9º anos da rede municipal de Angra dos Reis farão a prova, a principal avaliação da educação básica do país

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), deu início neste mês de setembro às ações preparatórias para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A iniciativa mobiliza 48 escolas da rede municipal e envolve diretamente 134 professores e mais de 3.500 alunos do 5º e 9º anos, que realizarão a prova entre os dias 20 e 24 de outubro.
O SAEB é considerado a principal avaliação externa da Educação Básica no Brasil. Seus resultados definem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e contribuem diretamente para a definição de políticas públicas, programas e investimentos na rede de ensino. A prova será aplicada em âmbito nacional entre os dias 20 e 24 de outubro e terá participação obrigatória mínima de 80% dos alunos elegíveis da rede.
Em 2023, Angra obteve seu melhor resultado, registrando crescimento expressivo nos anos iniciais (+11,8%, nota 5,5) e finais (+18%, nota 4,5) em comparação a 2019. A participação dos estudantes também foi destaque, com 92% dos alunos presentes na aplicação da prova.
— A educação é um dos pilares da nossa gestão, porque acreditamos que é por meio dela que construiremos uma cidade mais justa, com oportunidades para todos. O SAEB é o momento de mostrarmos que Angra já é a Cidade da Educação e, também, como Angra está avançando, além de comprovar o esforço que vem sendo feito em cada escola, em cada sala de aula. Esse trabalho é resultado de uma união que nos enche de orgulho: professores comprometidos, alunos dedicados e famílias que estão ao lado dos seus filhos nessa caminhada — comentou o prefeito Cláudio Ferreti.
Preparação
Os simulados marcam o início da fase final de preparação dos estudantes. Até o dia 26 de setembro, os alunos do 9º ano terão contato com o questionário socioeconômico, um instrumento que coleta informações sobre o perfil dos estudantes e suas condições de vida e estudo.
Esses dados são fundamentais para que o Ministério da Educação (MEC) interprete os resultados do Saeb de forma mais justa, considerando diferentes contextos sociais e garantindo que as políticas educacionais sejam mais bem direcionadas. Essa etapa permitirá que os alunos se familiarizem com o questionário antes da aplicação oficial.
No dia 25 de setembro, será a vez dos estudantes do 5º ano participarem do Simuladinho e responderem ao questionário inserido no material do Programa Angrense de Aprendizagem na Idade Certa (PAAIC+), que já vem sendo utilizado em sala de aula para aproximar os alunos desse tipo de instrumento desde cedo.
A preparação se intensifica em outubro, quando ocorrerá o Simuladão SAEB, nos dias 7 e 8. A atividade vai reproduzir as condições da prova nacional, e tem como objetivo dar maior segurança e confiança no momento da aplicação oficial.
— Estamos garantindo que cada estudante chegue ao SAEB preparado, familiarizado com o formato da prova e consciente do impacto que sua participação traz para toda a cidade. O SAEB não é apenas uma avaliação: é a oportunidade de mostrarmos a qualidade da nossa rede e de assegurarmos mais recursos e investimentos para a educação de Angra – avalia o secretário de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), Paulo Fortunato.
Planejamento ao longo de todo 2025
Antes da fase final de simulados, várias ações de preparação foram realizadas pela rede municipal de Angra. Desde maio, por exemplo, os 3.500 alunos do 5º e 9º anos participam do projeto Trilhas do Saber, resolvendo questões no formato da prova. A atividade semanal garantiu que, até setembro, cada estudante tivesse contato com cerca de 170 itens.
Além disso, foram aplicadas as avaliações formativas do Avaliar em Língua Portuguesa e Matemática, utilizadas para diagnosticar habilidades, orientar intervenções pedagógicas e aprimorar o planejamento escolar. Os resultados dessas avaliações alimentam o Índice de Desenvolvimento da Educação de Angra dos Reis (IDEAR), criado para monitorar a qualidade da rede e reconhecer o desempenho das escolas, que vêm sendo premiadas pelos avanços obtidos.
Também nesse segundo semestre, em agosto, o Seminário Angra em Ação SAEB reuniu educadores e gestores para reforçar estratégias de mobilização, ampliando o engajamento de toda a comunidade escolar.