Prefeitura de Angra e Feam iniciam mutirão de vasectomia no Hospital de Praia Brava

Ação vai beneficiar 200 pacientes do SUS e reforça o compromisso do município com a saúde preventiva e o planejamento familiar

23 de setembro de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis, em parceria com a Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (FEAM), iniciou nesta terça-feira, 23, um mutirão de cirurgias de vasectomia no Hospital de Praia Brava. A ação beneficiará 200 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos previamente pelas etapas do Planejamento Familiar e acompanhados pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF).

O início das cirurgias foi marcado por uma cerimônia no auditório do hospital, que reuniu a direção da FEAM, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Kelven da Saúde, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, e José Chain, representando a presidência da Eletronuclear.

— Esse mutirão é mais uma prova de que estamos seguindo a orientação do nosso prefeito, Cláudio Ferreti, que tem priorizado a saúde e o bem-estar da população angrense. A parceria com a FEAM é fundamental para que possamos ampliar nossa capacidade de atendimento e melhorar a vida das pessoas – destacou Luciana Rossinol, superintendente de Planejamento, Controle, Avaliação e Regulação, que representou o município.

A parceria entre a Prefeitura e a FEAM tem sido fundamental para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas na cidade. Além do mutirão de vasectomias, o Hospital de Praia Brava vem realizando cirurgias eletivas para tratamento cirúrgico de hérnia, vesícula, tireoide, dentre outras.

— O SUS é uma das maiores conquistas sociais do povo brasileiro e precisa ser defendido e valorizado todos os dias. Graças a ele, estas cirurgias são realizadas de forma gratuita e com qualidade. A parceria entre a Fundação e o município é um exemplo de como a união de esforços transforma a vida das pessoas – ressaltou Enaldo Goes, diretor-superintendente da FEAM.

As cirurgias de vasectomia fazem parte de uma política pública que garante acesso universal e gratuito aos serviços de saúde, fortalecendo a atenção básica e a saúde preventiva.

— Sempre defendi que a união entre município e instituições parceiras era o caminho para garantirmos que nossos pacientes fossem atendidos com rapidez e dignidade. Ver este mutirão acontecer é a concretização de um trabalho que tem sido planejado e acompanhado de perto. Isso é resultado de uma gestão comprometida com a saúde pública e com o cidadão – afirmou Kelven.