Prefeitura de Angra oferece curso de jardinagem e paisagismo para mulheres do Areal

Iniciativa da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins visa capacitar mulheres em práticas de cultivo sustentável e produção de flores, alinhada à Agenda 2030 da ONU

24 de outubro de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins, iniciou nesta sexta-feira, 24 de outubro, o Curso Municipal de Introdução à Jardinagem e Paisagismo, voltado para um grupo de mulheres do bairro Areal. As participantes integram um projeto de economia solidária, que reúne semanalmente para cozinhar juntas, desenvolvendo também atividades como fabricação de sabão a partir do reúso de óleo, cultivo de hortas e produção de plantas medicinais, com apoio da Fiocruz.

O curso tem como objetivo nivelar a capacitação das participantes e promover novos conhecimentos em jardinagem e paisagismo, com diversos módulos ministrados pelos técnicos da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins.

- A proposta é iniciar um projeto de horta e produção de flores de corte em um terreno público do bairro, fortalecendo o empreendedorismo local e a sustentabilidade. Queremos que essas mulheres possam desenvolver novas oportunidades e transformar o espaço urbano com conhecimento e criatividade – destacou a secretária Beth Brito.

A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU, buscando promover um futuro mais justo e próspero por meio de ações locais que incentivem a economia solidária, a preservação ambiental e a inclusão social.