Prefeitura promove ação de prevenção à raiva no Parque das Palmeiras
Secretaria de Saúde realiza iniciativa após confirmação de raiva em morcego encontrado morto no bairro

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, realizará nesta quarta-feira, 28 de maio, no Parque das Palmeiras, uma ação de prevenção contra a raiva . A iniciativa incluirá orientação à população, busca ativa por possíveis contatos de humanos ou animais com morcegos e vacinação de animais que ainda não foram imunizados.
A mobilização foi motivada pela confirmação de um caso de raiva em um morcego encontrado morto no bairro no último dia 22. O animal foi recolhido por técnicos da Vigilância em Saúde e encaminhado ao Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, laboratório de referência no Estado do Rio de Janeiro para diagnóstico da raiva animal. A análise realizada pela técnica de imunofluorescência direta deu positivo para a presença do vírus da raiva.
A raiva é uma doença viral grave, que pode atingir todos os mamíferos, como cães, gatos, bois, morcegos e também seres humanos. A transmissão ocorre principalmente por meio da mordida, arranhadura ou lambedura de um animal infectado, que elimina o vírus por meio da saliva e outras secreções.
A doença causa encefalite (inflamação do cérebro) aguda e progressiva, com taxa de letalidade próxima de 100%. Após a infecção, o vírus se multiplica no local de entrada, alcança o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. Em seguida, dissemina-se para diversos órgãos e glândulas salivares, o que permite sua eliminação pela saliva de animais ou pessoas doentes.
Além do trabalho de conscientização e vacinação de animais domésticos contra a raiva, a vigilância de morcegos é uma ação rotineira da Secretaria de Saúde. Quando um animal morto é encontrado, o material é enviado para análise e verificação da presença do vírus. A identificação precoce da infecção contribui para desenvolvimento de ações de controle e prevenção o mais breve possível, evitando a transmissão do vírus a outros animais e seres humanos.
Quem não mora no Parque das Palmeiras e ainda não vacinou seus cães ou gatos contra a raiva pode agendar a imunização por e-mail (ssa.zoonoses@angra.rj.gov.br). O posto de vacinação contra a raiva fica na sede da Secretaria de Saúde, na Rua Almirante Machado Portela, 85, no Balneário.
ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO
A Secretaria de Saúde reforça a importância de permitir que os agentes da Vigilância em Saúde entrem em suas residências para orientações e verificação da carteirinha de vacinação dos cães e gatos e aplicação da vacina, caso seja necessário. Se houver acidentes com cães e gatos, como mordidas e arranhões, ou com animais silvestres e de produção, lave imediatamente o local com água corrente abundante e sabão e dirija-se para um serviço de saúde para verificar a necessidade de vacinação. Em caso de animal doméstico é importante observação por 10 dias quanto a possíveis sintomas de raiva.
Se encontrar um morcego vivo, não mate o animal. O ato é considerado crime ambiental (Lei 9.605/1998). Caso um morcego seja encontrado morto em residências ou na rua, a orientação é que os moradores não manipulem o animal e liguem imediatamente para a Vigilância em Saúde (24 33777808 / 33774025 / 33771594 / 33777849) para a coleta do animal.
A Secretaria de Saúde reforça que a ação no Parque das Palmeiras segue o protocolo padrão adotado em situações semelhantes. A orientação é que os moradores sigam as recomendações e colaborem com as equipes de saúde durante a mobilização.