Angra realiza 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres
Evento reuniu representantes do poder público, sociedade civil e entidades para debater avanços e desafios na construção da equidade de gênero

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, realizou na sexta-feira, 25 de julho, a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), reuniu representantes do executivo, legislativo, sociedade civil e entidades comprometidas com a construção de uma cidade mais justa e equânime para todas.
Durante todo o dia, foram debatidas propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres angrenses, com foco na igualdade de gênero, enfrentamento às violências, autonomia econômica, saúde, educação, participação política e fortalecimento da rede de atendimento. Ao final da conferência, foram eleitas as delegadas que representarão o município na etapa estadual.
A secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê, destacou o papel estratégico da conferência na consolidação de uma agenda comprometida com os direitos das mulheres.
— É nas conferências que ouvimos a base, debatemos com profundidade e construímos políticas efetivas. O protagonismo das mulheres em Angra tem sido prioridade da nossa gestão, e seguimos avançando com diálogo, participação e respeito à diversidade dos territórios e realidades – afirmou a secretária.
A superintendente de Políticas para as Mulheres, Celina Figueiredo, também reforçou a importância da participação ativa da sociedade.
— A construção de políticas públicas só é possível com escuta e compromisso. Aqui reunimos diferentes vozes para traçar caminhos reais em prol da dignidade e da autonomia das mulheres – ressaltou.
Marcela Regina, presidente do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, falou sobre o papel do controle social e da articulação entre poder público e sociedade.
— O conselho tem o papel de provocar o debate, fiscalizar, propor e acompanhar as ações. Hoje celebramos uma etapa importante, com representatividade e união em torno de um objetivo comum, garantir direitos e ampliar conquistas – afirmou.
A conferência contou ainda com a participação da deputada estadual Célia Jordão, das vereadoras Titi Brasil e Jane Veiga, da primeira-dama de Paraty, Maria das Graças, da coordenadora municipal de Políticas para Mulheres de Paraty, Marly Cardoso, e da Drª Paula Loureiro, delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
Delegadas eleitas para a conferência estadual
Governamental
Marcela Regina da Silva – titular
Sophia Domingos Pereira – suplente
Sociedade Civil
Jane Moté – titular
Aretusa Santiago – titular
Jéssica – titular
Cristina Moraes – suplente
Ana Maria Barbosa – suplente
Juliana – suplente