Programa Calçada Acessível vai garantir mais mobilidade em Angra dos Reis

Em cooperação com a Prefeitura, projeto da Firjan busca padronizar calçadas e ampliar a acessibilidade urbana

29 de agosto de 2025

Com o objetivo de fazer com que Angra dos Reis avance na construção de espaços mais inclusivos, onde a mobilidade urbana seja um direito de todos, a Prefeitura firmou um termo de cooperação técnica com a Firjan para a implantação do Programa Calçada Acessível no município.

Na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, secretários municipais se reuniram com o arquiteto e urbanista Luiz Gustavo Guimarães, especialista técnico do Centro de Referência em Construção Civil da Firjan SENAI SESI Tijuca, para conhecerem os resultados já alcançados em outros municípios fluminenses.

— Temos vários casos de sucesso. Cidades que, com nossa consultoria e capacitação, conseguiram estabelecer mecanismos que garantem mais infraestrutura, melhorias para a população e atração de investimentos — destacou Luiz Gustavo.

A experiência apresentada reforça que Angra dos Reis tem potencial para se tornar um novo exemplo de transformação urbana a partir da padronização das calçadas. Para isso, será elaborada uma cartilha técnica, com diretrizes sobre manutenção, reforma e construção de calçadas em toda a cidade.

Antes de ser validada por decreto municipal, a cartilha passará por audiências públicas, garantindo a participação popular e a construção coletiva das soluções. Com critérios técnicos, o programa proporcionará mais segurança, qualidade de vida e autonomia de deslocamento para pedestres, idosos e pessoas com deficiência.

— Esse programa vem ao encontro do Angra, Cidade Inclusiva e atende a uma demanda histórica da nossa população. Vamos trabalhar para que cada projeto respeite as características locais, mas também assegure acessibilidade universal, beneficiando pedestres, idosos, pessoas com deficiência e todos que circulam por Angra — ressaltou Beth Brito, secretária de Urbanização, Parques e Jardins.

O esforço do município em adotar políticas públicas de acessibilidade está alinhado à visão de transformar Angra em referência no estado. A atuação técnica da Firjan, aliada ao trabalho da Prefeitura, garantirá soluções práticas, modernas e adequadas à realidade local.

— Estamos construindo uma cidade mais inclusiva. A parceria com a Firjan é fundamental para trazer conhecimento técnico e experiências já consolidadas em outras cidades, que servirão de base para que Angra avance de forma planejada e com resultados concretos — afirmou Ricardo Dutra, coordenador do Programa Angra, Cidade Inclusi