Defesa Civil de Angra atua em incidente de chuvas no Piauí
Profissional de Angra dos Reis atuou em municípios do estado do Piauí que sofreram com chuva intensas

Representando a Defesa Civil de Angra do Reis, o superintendente de Gestão de Riscos de Desastres, Leandro da Silva Nunes, passou uma semana atuando em municípios do estado do Piauí que foram assolados por fortes chuvas no começo do ano. A solicitação para apoiar os municípios na resposta ao desastre partiu do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, responsável pela instituição do Grupo de Apoio a Desastres (GADE). O grupo seleciona profissionais para apoiar municípios afetados por desastres no reconhecimento federal e na assistência à solicitação de recursos federais.
Leandro desembarcou no Piauí no dia 18 de janeiro e atuou até o dia 25, juntamente com outro técnico do Governo Federal, Vitor de Andrade Costa Faria, nos municípios de São João Canabrava, São Luís do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Picos, Santana do Piauí, Monte Alegre do Piauí e Pio IX, auxiliando na solicitação de recursos federais para a resposta aos incidentes relacionados às chuvas intensas.
– Chuvas intensas atingiram vários municípios do Piauí, provocando também uma elevação grande no rio Guaribas, curso de água do estado. Lá existe uma deficiência muito grande em relação à drenagem, o que culminou em enxurradas, inundações e alagamentos, atingindo vários municípios – explicou Leandro.
Escalado para realizar o cadastramento de dados no Piauí, Leandro possui 20 anos de experiência trabalhando na Defesa Civil de Angra dos Reis, órgão que tem a atuação em eventos climáticos reconhecida pelo Governo Federal.
– Toda vez que participamos desse tipo de operação, aprendemos a lidar melhor com as pessoas. Olhando aquele cenário, é possível transportar a situação para a realidade de Angra dos Reis, que também já passou por deslizamentos, inundações e alagamentos. O objetivo desse olhar é sempre melhorar a gestão municipal, além de treinar nossos profissionais para atender a população – resume Leandro.