Angra lidera ranking de queda na criminalidade no estado do RJ
Município registrou redução de 33% nos homicídios e de 6% nos roubos de veículos no segundo semestre de 2024

A Prefeitura de Angra dos Reis homenageou o 33º Batalhão da Polícia Militar (BPM) pelo desempenho na redução dos índices de criminalidade no município, tornando-se a unidade com melhor resultado no estado do Rio de Janeiro no segundo semestre de 2024.
A conquista é resultado de uma série de ações estratégicas e da parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que tem dado todo apoio necessário para aumentar a segurança em Angra. Entre os principais dados está a redução de 33% no número de mortes e de 6% nos roubos de veículos.
A cerimônia de homenagem aconteceu na tarde desta segunda-feira (28), na sede da 33º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Parque Mambucaba, e contou com a presença do prefeito Cláudio Ferreti, de representantes da administração municipal e de autoridades da Segurança Pública.
- É com grande honra e gratidão que recebo esta homenagem em nome de todo o efetivo do 33º Batalhão da Polícia Militar. Este reconhecimento representa o esforço conjunto de muitos. Agradeço à Prefeitura de Angra dos Reis por valorizar e apoiar o nosso trabalho e reforço que os resultados que temos alcançado são fruto de uma parceria sólida entre a PM e as demais forças de segurança – comemorou a comandante do 33º Batalhão, tenente-coronel Amanda Neves.
AÇÃO COORDENADA
A redução da criminalidade em Angra é reflexo do trabalho conjunto entre a PM e a Secretaria de Segurança Pública. A presença policial nas ruas, somada ao uso estratégico de recursos e às operações direcionadas, tem sido um diferencial importante para a melhoria da sensação de segurança e a queda nos índices de violência na cidade.
A colaboração constante com o PROEIS (Programa de Integração na Segurança), que trouxe um reforço de 50 policiais no efetivo de Angra, está entre as iniciativas do município que contribuíram para esse resultado. As operações de choque de ordem, realizadas de forma periódica, têm sido decisivas na redução da criminalidade.
Além disso, a Segurança Pública municipal tem dado suporte à PM com a cessão de imóveis e viaturas, o que garante uma logística mais eficiente para as operações policiais. Outro importante reforço foi no abastecimento de viaturas, como as da Patrulha Maria da Penha (para o enfrentamento da violência doméstica e contra a mulher) e as do tipo Caveirão (utilizadas no combate ao tráfico de drogas e na manutenção da ordem em áreas mais críticas da cidade).
- Temos a honra de homenagear o 33º Batalhão da Polícia Militar pelo excelente resultado alcançado na redução dos índices de criminalidade, sendo destaque em todo o estado do Rio de Janeiro. Esse feito é fruto de um trabalho sério, técnico e comprometido com a segurança da nossa população. Com a liderança da tenente-coronel Amanda Neves, o batalhão tem demonstrado que é possível combater o crime com inteligência, planejamento e, acima de tudo, respeito à vida – reforçou o prefeito Cláudio Ferreti.