O QUE É:
Sistema de informações através de aparelhos celulares com o envio de mensagens SMS com o objetivo de alertar e/ou indicar a saída dos moradores que residem em áreas de risco de deslizamento ou alagamento para o ponto de reunião pré-estabelecido, quando houver a possibilidade de qualquer situação climática adversa.
COMO FUNCIONA?
O morador cadastrado previamente pela Defesa Civil recebe mensagem de texto no seu celular no caso de alerta meteorológico. Se tiver a possibilidade de evoluir para algum evento fora do comum, é enviada nova mensagem. Às vezes, não há necessidade de envio de mensagem para todo o município, somente para moradores de uma região. O morador pode receber até três mensagens:
ALERTA: (primeira mensagem)
É o aviso pelo qual será antecipada uma possível situação de risco ou perigo. Ao receber este aviso, permaneça em estado de atenção. Ex.: Previsão de chuva moderada a forte no período da tarde e noite. Fique em estado de atenção. Defesa Civil 199.
ALARME: (segunda mensagem)
É um aviso sobre o risco ou perigo iminente. Ao receber o alarme, mantenha a calma, desligue a rede elétrica e o gás e se desloque para o ponto de reunião predeterminado em sua comunidade. Reúna a família com documentos, remédios de uso diário, roupas e alimentos prontos para um pernoite, caso necessário. Ex.: Chuvas provocam risco de deslizamento, desabamento e/ou alagamento. Os moradores devem se encaminhar ao ponto de reunião. Defesa Civil 199.
DESMOBILIZAÇÃO: (terceira mensagem)
Mensagem pela qual os moradores serão informados sobre a volta a normalidade. Ex.: Retorno a situação de normalidade. Um bom retorno a sua residência. Defesa Civil 199.
PONTO DE REUNIÃO:
Local predeterminado pela Defesa Civil, na localidade, onde os moradores permanecerão temporariamente até que possam retornar às suas casas em segurança. Ex.: escolas, igrejas, associações de moradores, etc. As mensagens de SMS seguem um protocolo para cada situação. No campo de "eventos" do site da Defesa Civil, você pode conferir a programação de palestras e simulados do programa. Cada semana, duas ou três comunidades receberão a visita de agentes da Defesa Civil para treinamento em caso de situações reais. FIQUE ATENTO!
AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA?
Mande um e-mail para integracaodc@angra.rj.gov.br (Coordenadoria de Integração Comunitária).