Festa do Bonfim celebra 245 anos com quatro dias de fé, cultura e tradição
Evento reuniu missas, esportes, shows e gastronomia, com apoio da Prefeitura de Angra dos Reis

Chegou ao fim, no domingo (4), mais uma edição da tradicional Festa do Bonfim. A celebração deste ano marcou os 245 anos da festividade, que teve como tema “Ajudai-nos a sermos fraternos e a cuidar da nossa Mãe Natureza”. Como já é tradição, o evento reuniu uma programação religiosa, cultural, esportiva e gastronômica, contando com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
- A Festa do Senhor do Bonfim é importante não apenas do ponto de vista religioso, mas também cultural, pois mobiliza todo o bairro do Bonfim e atrai pessoas de outras localidades. Comidas típicas são vendidas na beira da praia, há apresentações musicais. É tudo muito mágico e significativo para cada coração angrense — destacou Pedro dos Anjos, morador do Centro da cidade.
A abertura oficial da festa ocorreu na quinta-feira (1º), com atividades esportivas organizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer. Na Praia do Bonfim foram realizadas provas de Natação em Águas Abertas e um torneio de Beach Tennis. A prova de natação contou com percurso de 1 km, nas categorias masculino e feminino, divididas por faixas etárias, de Juvenil a Master L, incluindo também as categorias PCD e Absoluto. Já o torneio de Beach Tennis reuniu duplas mistas em um formato eliminatório simples, com partidas disputadas em um único set de seis games.
Durante os quatro dias de festa, a programação religiosa foi destaque, com missas realizadas na Igrejinha do Bonfim — para a qual a Prefeitura disponibilizou uma embarcação, facilitando o acesso dos fiéis. Também fizeram parte da programação shows ao vivo com artistas locais, brincadeiras e uma variedade de comidas e bebidas típicas, que movimentaram a praia do bairro.
O ponto alto do evento aconteceu no domingo. Pela manhã, foi celebrada uma missa solene, e, à tarde, ocorreu o translado da imagem do Senhor do Bonfim, seguido de procissão pelas ruas do bairro.
- É minha primeira vez na procissão do Nosso Senhor do Bonfim. Amei, foi maravilhoso. Convido todos a participar, estarei aqui todos os anos. Para nós, católicos, não há coisa melhor — disse Iraci Rodrigues, moradora do Morro da Glória.
As noites da festa foram marcadas por apresentações musicais que lotaram a Praia do Bonfim. Entre os artistas que animaram o público estavam o grupo Nosso Som, e os cantores Sandro Mattos e Pablito.
- Foram quatro dias intensos de fé, cultura e celebração, reafirmando a importância dessa festividade para o povo angrense. A Prefeitura de Angra tem orgulho de apoiar e valorizar esse evento tão significativo. Nosso compromisso é garantir que tradições como essa sigam vivas – declarou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.