Mostra fotográfica “Angra em detalhes” oferece arte e inclusão

Pela primeira vez, exposição em cartaz no Centro Cultural Theóphilo Massad (CCTM) traz descrições em braile para atender aos deficientes visuais

17 de abril de 2025

Com fotografias em preto e branco de autoria do fotógrafo Edinho Lima, a exposição "Angra em Detalhes" tem atraído a atenção de visitantes no Centro Cultural Theóphilo Massad (CCTM), no Centro. Além da qualidade das obras, o destaque da mostra contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo é que, pela primeira vez, há a inclusão de descrições em braile, permitindo que pessoas com deficiência visual também possam acessar e interpretar as imagens.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro de Atendimento aos Portadores de Deficiência Visual (CapDV), serviço mantido pela Prefeitura de Angra dos Reis. Todas as fotografias receberam descrições feitas pelo próprio autor e foram transcritas para o braile pelas professoras da equipe pedagógica do centro, garantindo que o conteúdo das imagens fosse acessível por meio da leitura tátil.

Durante a abertura da exposição, as imagens estavam inicialmente cobertas, permitindo que os visitantes com deficiência visual tivessem o primeiro contato com as obras por meio das descrições em braile. Em seguida, as fotografias foram reveladas ao público, proporcionando uma experiência sensorial para todos os presentes. A ação foi recebida com emoção e entusiasmo pelos participantes e pelo próprio responsável pela mostra.

– Quando pensei nesse trabalho, busquei algo diferente e veio a ideia de incluir os deficientes visuais por meio do braile. Procurei a equipe do CapDV, que abraçou minha ideia, e as professoras foram responsáveis pela descrição em braile de todas as fotos a partir do meu olhar. Foi emocionante ver as informações lidas em braile e reveladas exatamente na fotografia exposta – informa o fotógrafo Edinho Lima.

A exposição segue aberta ao público até o dia 12 de maio, no CCTM. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 15h às 20h. O secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, visitou a mostra e ressaltou as qualidades da exposição.

– Parabenizo o fotógrafo Edinho Lima pela bela exposição e pela sensibilidade de pensar na descrição das fotografias em braile para atender a comunidade dos deficientes visuais. Este fato me chamou muita atenção e determinei que, a partir de agora, todas as exposições tenham descrição em braile. Parabéns a todos os envolvidos nesse belo trabalho de inclusão através da cultura – declarou o secretário de Cultura e Patrimônio.