Angra avança na adaptação climática com oficina do Projeto Municípios Preparados

Encontro reuniu secretarias para definir ações prioritárias no enfrentamento a eventos extremos

21 de novembro de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a WRI Brasil, realizou nesta terça-feira, 18 de novembro, a oficina do Projeto Municípios Preparados para a Emergência Climática – Fase 2: Estratégias de Ação para Adaptação Urbana à Mudança do Clima. O encontro teve como foco o prognóstico climático para Angra dos Reis e os caminhos necessários para fortalecer a resiliência do município frente aos eventos extremos.

A oficina reuniu representantes de diversas secretarias municipais em um espaço de diálogo técnico e integrado, com o objetivo de construir ações prioritárias de enfrentamento aos impactos cada vez mais frequentes das mudanças climáticas. Inundações, alagamentos, escorregamentos e, mais recentemente, ondas de calor intensas têm colocado Angra dos Reis em constante estado de atenção, demandando planejamento, articulação e soluções embasadas em ciência e gestão pública qualificada.

Para o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr., a iniciativa reforça o compromisso do município com políticas de prevenção e preparação.

— Angra dos Reis tem trabalhado de forma contínua para compreender melhor seus riscos e fortalecer suas capacidades de resposta. Essa oficina é fundamental porque nos permite alinhar estratégias com base em dados técnicos e construir, junto com outras secretarias e parceiros, um caminho sólido de adaptação climática. Nosso objetivo é proteger vidas e oferecer mais segurança e qualidade de vida para a população – pontuou.