Agenda cultural bastante movimentada em Angra

Tem cinema na praça, lançamento de livro, apresentação musical e festival de esquetes

22 de setembro de 2015
A agenda cultural de Angra dos Reis esta semana está bastante variada. São exposições, cinema, teatro e muito mais, nos espaços culturais geridos pela Prefeitura, por meio de sua Fundação Cultural (CULTUAR). A programação começa nesta quarta-feira, 23, com o projeto “Cinema na Praça” no bairro do Village, em Jacuecanga, às 19h. Adultos, jovens e crianças poderão assistir gratuitamente ao filme Tainá – Uma aventura na selva. O filme será exibido às 19h na Praça Gelson de Souza, ao lado da associação de moradores, no Village.

CENTRO CULTURAL THEÓPHILO MASSAD

Na quinta-feira, 24, acontece o lançamento do livro “Angra 500 Anos em Cena”, do professor de teatro Zequinha Miguel. A cerimônia de lançamento será no Centro Cultural Theóphilo Massad (CCTM), às 19h, com entrada franca.

O livro traz a publicação de duas peças teatrais escritas e encenadas pelo ator e sua companhia de teatro, a Cia da Lua: “Viagem a Baía dos Reis” e “Viagem à Terra dos Magos”, que contam de forma extrovertida e irreverente os principais fatos, lendas e folclores que povoam os mais de 500 anos de história de Angra dos Reis.

Na sexta-feira e no sábado, 25 e 26 de setembro, tem o 1º Festival de Esquetes Teatro Cidadão, realizado pelo grupo Cia de Nós. O evento será no Teatro Municipal às 19h e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

No domingo, 27, também no Teatro, tem apresentação musical de Zequinha Miguel em parceria com o maestro Moacyr Saraiva, a partir das 19h. A entrada custa R$5.

CASA LARANGEIRAS

Na Casa Larangeiras continua até o próximo dia 30 a exposição “Arte Verde – Reciclando na Primavera”, que reúne peças produzidas com material reciclado e, por artesãos da cidade, através do Programa de Valorização do Artesão de Angra dos Reis, patrocinado pela Petrobrás.

A exposição tem o objetivo de estimular o aproveitamento e reaproveitamento de variados materiais e demonstrar a criatividade e qualidade do artesão angrense a partir da produção ecologicamente correta e estruturada na contribuição da sustentabilidade do meio ambiente. A exposição está aberta ao público de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e aos sábados e domingos das 9h30 às 12h30. As peças podem ser adquiridas pelos visitantes.

CASA DE CULTURA POETA BRASIL DOS REIS

Segue até o próximo domingo, 27, a exposição “Três gerações das mil que virão”, do artista Paulo Freitas. São esculturas, quadros, desenhos com alguns trabalhos da mãe e do filho do artista que contam um pouco da arte na sua família.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 às 20h e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 18h. A entrada é franca.

OYSTER CULTURAL

O projeto Oyster Cultural é uma ocupação cultural realizada por artistas da cidade com trabalho nas áreas das artes plásticas, artesanato, moda, marcenaria e outros, que em sua essência valorizam e enaltecem nosso município e sua história. Com criatividade e atendimento personalizado o visitante tem a oportunidade de ter um contato direto com o autor das obras, além da troca de informações e saberes entre os participantes da iniciativa.


Atualmente a ocupação cultural conta com mais de 15 participantes, tendo sido estendida sua duração devido à aprovação de turistas, transeuntes e clientes satisfeitos por mais uma opção de local onde se possa comprar um item decorativo ou mesmo um souvenir de bom gosto.

O projeto Oyster Cultural conta com apoio da Fundação Cultural (Cultuar), no espaço localizado na praça Zumbi dos Palmares e funciona às quintas e sextas-feiras e aos sábados, das 8h30 às 14h.