Encerramento do Junho Violeta reforça combate à violência contra a pessoa idosa

Evento realizado na Câmara reuniu órgãos da assistência social, cultura e população idosa, com palestras, apresentações culturais e mensagem de conscientização permanente

30 de junho de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, realizou, na tarde de sexta-feira, dia 27, na Câmara Municipal, o encerramento da campanha Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

O evento reuniu os assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio dos Núcleos de Convivência da Pessoa Idosa, e dos idosos da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), além das equipes técnicas dos órgãos de proteção social. A abertura contou com a apresentação do coral Musicalizando, em parceria com a Secretaria de Cultura.

As palestras do médico da família Dr. Rodrigo Monteiro Barbieri, do médico Alan da Rosa Maçalai, do ILPI, e da advogada e coordenadora técnica do CREAS, Raidyr Doerl, foram os destaques da programação. O encerramento ficou por conta do coral 60+ Canta Comigo, da própria Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Também participaram do evento as secretarias de Saúde, Esporte e Lazer e assistidos do Asilo São Vicente de Paulo.

A secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê, ressaltou a importância de se manter o tema em pauta durante todo o ano.

— A violência contra a pessoa idosa precisa ser combatida todos os dias, com informação, escuta e atitude. É dever de toda a sociedade garantir que nossos idosos vivam com dignidade e respeito. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, mas também podem ser comunicadas diretamente nos CRAS, no Creas ou na própria sede da secretaria, junto à Coordenadoria Técnica da Pessoa Idosa — afirmou.

O Junho Violeta é uma campanha de mobilização nacional e, em Angra, foi marcada por atividades educativas, culturais e institucionais ao longo de todo o mês, reforçando o compromisso da gestão municipal com a proteção e valorização da pessoa idosa.

A coordenadora técnica da Pessoa Idosa, Jamily Trindade, destacou a importância dos eventos como espaços de informação e valorização da terceira idade.

— A programação foi pensada para promover conhecimento, escuta e visibilidade às questões que envolvem o envelhecimento e os direitos da pessoa idosa. Fortalecer esses espaços é uma forma concreta de garantir políticas públicas eficazes e humanizadas — declarou.