Sem registro de vítimas, Prefeitura de Angra mantém estado de alerta

Defesa Civil segue com monitoramento, realiza vistorias em rios e reforça ações preventivas, após fortes chuvas

17 de dezembro de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, mantém estado de atenção e monitoramento em razão do registro de fortes chuvas que atingiram o município. Desde a tarde e noite de terça-feira, 16 de dezembro, avisos preventivos foram enviados à população por meio de SMS, WhatsApp e redes sociais oficiais, orientando sobre os cuidados necessários.

Os maiores índices pluviométricos foram registrados na madrugada desta quarta-feira, 17 de dezembro, com acumulado de 158 mm em 24 horas no bairro Serra D’Água. Também foram registradas rajadas de vento de até 77 km/h na Vila do Abraão, além de ocorrências de quedas de árvores em diversos pontos do município.

Não há registro de vítimas. Às 6h30 desta quarta-feira, foi identificado o transbordamento do Rio Ariró. Equipes foram imediatamente deslocadas para o local para avaliação e atendimento da ocorrência, sem registro de desabrigados até o momento.

A Defesa Civil de Angra dos Reis permanece em alerta, acompanhando de forma contínua as condições meteorológicas e hidrológicas, além de reforçar o atendimento e as ações preventivas em todo o município.

As equipes da Defesa Civil estão realizando vistorias e monitoramento em todos os rios do município, desde o Mambucaba e Perequê até o Japuíba. A atenção é reforçada especialmente no Rio Mambucaba, que nasce em outro estado, o que pode provocar elevação do nível do rio mesmo sem registro de chuvas significativas em Angra dos Reis -

 

PREVENÇÃO

 

Às 18h de terça-feira, o Gabinete de Crise foi acionado, reunindo representantes da Prefeitura de Angra dos Reis, ENEL, Motiva (CCR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), com o objetivo de alinhar ações e garantir pronta resposta às ocorrências.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou (24) 3365-4588, além do 193, do Corpo de Bombeiros.