Novembro Azul alerta para o câncer de próstata

No evento promovido pela TV Rio Sul, com apoio da Prefeitura, foram distribuídos mais de 100 vales para exame de PSA prostático

25 de novembro de 2018
Com o objetivo de chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde, foi realizado na manhã de sábado (24), no Cais de Santa Luzia, no Centro, o Novembro Azul, evento promovido pela TV Rio Sul, com o apoio da Prefeitura de Angra.
O evento reuniu informações e diversão em um só lugar. Uma das tendas de maior movimento foi a do laboratório, onde os homens faziam teste de glicose e garantiam um vale para realizar, gratuitamente, o teste de PSA prostático, que ajuda no diagnóstico do câncer de próstata. Em duas horas, foram distribuídos mais de 100 vales.
Não é segredo que a maior parte dos homens não gosta de ir ao médico. A maioria só procura ajuda com o incentivo da esposa. Esse foi o caso do ajudante de almoxarifado, Alexandre Uberamar de Castro, de 43 anos.
- Minha esposa ficou sabendo do evento, falou comigo e eu decidi vir. Acho Importante esse tipo de iniciativa. Isso é bom para o homem, que sempre tem mais dificuldades para fazer exames, tem a questão do tempo também. Mas está sendo muito bom, gostei muito – afirmou.
Quem participou do Novembro Azul também recebeu panfletos explicativos e pode tirar suas dúvidas com a equipe da Secretaria de Saúde e com o urologista Marcelo Couto Amaro da Silva, que estava no estande do Instituto de Apoio e Gestão à Saúde (Iages).
Para a criançada teve pipoca, algodão doce e muita diversão no pula-pula e escorregador inflável. Quem foi em busca de uma atividade física pode aproveitar a aula de zumba e ainda assistir a apresentação de capoeira e do grupo de convivência da 3ª Idade, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, através da Secretaria de Assistência Social, que não deixou ninguém parado ao cantar e dançar o carimbó. Funcionários da Assistência Social ainda orientaram sobre a realização do Cadastro Único (NIS) e ofereceram informações sobre como participar do programa Acessuas, que tem como objetivo informar e capacitar os jovens para o mundo do trabalho.
A prevenção é importante para evitar o câncer de próstata. Homens a partir de 50 anos, ou com 45 anos que já tenham casos da doença na família, devem ir uma vez por ano ao urologista e fazer exames preventivos. Os homens que moram em Angra devem se encaminhar até o posto de saúde mais próximo de sua residência, passar por uma consulta, fazer exames e, se o clínico geral julgar necessário, será encaminhado para o médico especialista. Na rede municipal há dois especialistas no assunto.



Câncer de próstata – sintomas e fatores de risco

O câncer de próstata é uma doença que ocorre quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar:

• Levantar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro;
• Urinar frequentemente ao longo do dia;
• Dificuldade em iniciar e manter um jato contínuo;
• Urgência em urinar, podendo haver escape;
• Gotejamento no fim do fluxo;
• Sangue na urina;
• Dor e esforço para esvaziar a bexiga.

Em fases avançadas, outros sinais podem surgir:

• Dor nas costas, costelas e quadril;
• Anemia e fadiga;
• Obstrução do fluxo urinário, com conseqüente perda da função renal.

Os homens devem ficar atentos também a alguns fatores de risco. A incidência da doença é maior entre os homens de pele negra. Cerca de 62% dos casos são de homens a partir de 45 anos. Deve ser evitada uma alimentação inadequada, à base de gordura animal e insuficiente em frutas, verduras, legumes e grão. Por último o sedentarismo e obesidade. A falta de uma rotina saudável pode ser um fator de risco.