Café do Angraprev teve oficina sobre cashback
Projeto Tecnologia na Melhor Idade incentiva o uso consciente, eficiente e seguro de ferramentas digitais
O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) realizou nesta quinta-feira, dia 30, o primeiro café do pagamento de 2025. O encontro, na sede do instituto, contou com a presença de dezenas de aposentados e pensionistas e teve uma oficina que faz parte do projeto Tecnologia na Melhor Idade. Os participantes aprenderam um pouco mais sobre cashback, que é um programa de recompensas que devolve ao consumidor uma porcentagem do valor gasto em compras ou serviços.
O café da manhã do Angraprev é organizado pela atual gestão desde o início de 2017, sempre na data de pagamento. Uma forma de incentivar a sociabilização e manutenção de vínculos entre os aposentados e pensionistas da Prefeitura.
– Esse café é um momento de interação e confraternização, mas também de esclarecimento sobre assuntos importantes – disse Luciane Rabha, presidente do instituto, pouco antes do início da oficina. Durante o café, novos servidores do Angraprev, vindos do concurso de 2022, foram apresentados.
O cashback, abordado na oficina, é entendido como uma forma de economizar, pois o consumidor recebe parte do valor usado nas compras. O retorno pode ser em dinheiro, pontos ou créditos. A equipe do Angraprev respondeu a perguntas frequentes sobre o tema, incluindo os tipos de negócios que utilizam o cashback, como empresas, lojas e marcas. A ênfase foi no uso responsável do cartão de crédito.
– Cashback é uma maneira inteligente de economizar, mas o cartão tem que ser usado com muito cuidado e responsabilidade. Temos que evitar seu uso descontrolado. A ideia é melhorar o uso do cartão de crédito, sem endividamento – alertou Luciane Rabha.
O projeto Tecnologia na Melhor Idade tem como objetivo capacitar a população da terceira idade para o uso consciente, eficiente e seguro de ferramentas digitais, como o celular e o computador, abordando tópicos da área financeira e no aproveitamento de benefícios oferecidos por serviços digitais. A iniciativa busca promover a autonomia e inclusão digital de aposentados e pensionistas do instituto, com uma abordagem prática, linguagem acessível e metodologia inclusiva.
– A terceira idade não pode ficar alheia à tecnologia. Nosso projeto visa transformar o comportamento digital das pessoas e facilitar o acesso a tecnologias essenciais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida – resume a presidente da autarquia.
Outras oficinas dentro do projeto Tecnologia na Melhor Idade abordam temas como noções básicas de segurança da informação, para reduzir a suscetibilidade de aposentados e pensionistas a golpes digitais; uso de aplicativos e serviços digitais do governo, como o Gov.br; etc. A previsão é de que seja realizada mais uma oficina do Tecnologia na Melhor Idade em fevereiro, no Abraão, Ilha Grande, ainda sem data definida.
O Angraprev já foi premiado por iniciativa semelhante. Em 2022, a autarquia ficou em segundo lugar no Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária - Transformação Digital, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). O reconhecimento foi devido à iniciativa do projeto então chamado de “Longevidade Digital”, cujo objetivo era capacitar aposentados e pensionistas com conhecimentos básicos para o uso de tecnologias.