Pré-inscrição da Escola Cívico-Militar Remo Baral é encerrada com 307 candidatos

Resultado será divulgado no dia 21 de dezembro; matrícula presencial acontece de 7 a 9 de janeiro

14 de dezembro de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, encerrou às 23h59 da sexta-feira, 12 de dezembro, a primeira etapa de pré-inscrição para o ano letivo de 2026 do Centro Educacional em Tempo Integral (CETI) Escola Municipal Cívico-Militar (ECIM) Ex-Combatente Remo Baral Filho, localizado no bairro do Frade, a única unidade cívico-militar da rede municipal de ensino.

Ao todo, foram registradas 307 inscrições, sendo 225 candidatos ao 6º ano e 82 candidatos ao 7º ano do Ensino Fundamental, demonstrando a forte procura das famílias pelo modelo educacional adotado pela unidade, que conta com calendário próprio de matrícula, distinto do praticado pelas demais escolas da rede municipal.

O resultado da lista de classificação será divulgado a partir do dia 21 de dezembro, no site: educacao.angra.rj.gov.br/matricularemobaral. Os candidatos classificados deverão efetivar a matrícula de forma presencial na própria unidade escolar, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2026, conforme orientações que constarão no resultado oficial.

— É fundamental que os responsáveis acompanhem atentamente a divulgação da lista e cumpram o prazo estabelecido para a matrícula, assegurando a vaga dos estudantes selecionados — destacou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

Sobre a unidade

O Centro Educacional em Tempo Integral (CETI) Escola Municipal Cívico-Militar (ECIM) Ex-Combatente Remo Baral Filho, localizado no bairro do Frade, é a única unidade cívico-militar da rede pública municipal de Angra dos Reis. A escola atende os Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.

Integrando a proposta pedagógica da rede municipal a princípios de organização, disciplina e formação cidadã, a unidade desenvolve um trabalho voltado à excelência acadêmica e ao fortalecimento de valores como responsabilidade, respeito, convivência social e protagonismo juvenil. Para ampliar as oportunidades formativas, a escola também oferece oficinas de música e xadrez, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes. 

O modelo educacional é regulamentado pela Lei Municipal nº 4.315/2024, que institui o projeto próprio de escolas cívico-militares no município. O projeto é integralmente financiado com recursos próprios, sem adesão a programas federais.A estrutura organizacional da unidade inclui, além da direção escolar, um oficial de gestão educacional e monitores cívico-militares, que atuam de forma complementar ao trabalho pedagógico desenvolvido pelos profissionais da educação.